- Allan Kardec
*03/08/1804 a 31/03/1860
Nascido em Lion na França, foi o codificador da Doutrina Espírita, trabalhador incansável que deixou para humanidade a terceira revelação, que tem como bandeira: Trabalho, Solidariedade
e Tolerância e como maxíma: Fora da Caridade não há Salvação.
- Amélia Rodrigues
*26/05/1861 a 22/08/1926
Nasceu em Santo Amaro, na Bahia. Foi uma mestra admirável, poetisa, escritora fabulosa, dramaturga, escreveu livros de leitura infantil, dramas entre outros. Amélia era católica praticante, sendo convertida por Joanna de Ângelis, no mundo espiritual, para ampliar o número de servidores do Cristo, nas fileiras espirítas, consederando os seus elevados dotes espirituais e realizações humanas, enquanto esteve na carne.
- Anália Franco
- André Luiz
- Auta de Souza
- Batuíra
* 19/03/1834 a 22/01/1909
Seu nome de origem era Antônio Gonçalves da Silva. Converteu-se ao espiritismo, fundando o "Grupo Espírita Verdade e Luz", em 1890. Espírito humanitário e idealista defendeu calorosamente a ideia da abolição da escravatura no Brasil.
- Bezerra de Menezes
*29/08/1831 a 11/04/1900
Médico, político, que ao conhecer a Doutrina Espírita em 1882 resolve assumi-la publicamente. É conhecido como o "médico dos pobres" pela dedicação aos menos favorecidos.
- Cairbar Schutel
*22/09/1868 a 15/02/1925
Foi um dos maiores protagonistas da Doutrina Espírita, ficando conhecido como "Bandeirante do Espiritismo". Ficou também conhecido como o "Pai dos pobres de Matão", fundou a revista o "Clarim";um hospital de caridade, para atender pobres carentes, e a RIE- Revista Internacional de Espiritismo.
- Catiane, Irmão
- Claudionor de Carvalho,Drº
- Divaldo Pereira Franco
É um dos mais conhecidos oradores e médium da atualidade, fiel mensageiro da palavra de Cristo. Em companhia do amigo Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, que presta trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes na cidade de Salvador, Bahia.
- Emanuel Swednborg
(1688-1772)
Filho de pastor protestante, sueco, considerado pioneiro no espiritismo. Cientista, filósofo e teólogo, era um incansável pensador. Escreveu sobre física. astronomia, geologia, paleontologia, fisiologia, psicologia. Vivia o fenômeno do desdobramento, sendo também médium vidente, audiente e psicógrafo. Procurava alterar as estruturas do cristianismo vigente. Buscava o conceito da verdadeira e autêntica religião cristã.
- Emmanuel
- Ermance Dufaux
- Eurípedes Barsanulfo
*01/05/1880 a 01/11/1918
Barsanulfo executou um trabalho de fé e caridade gigantesco na cidade Sacramento em Minas Gerais, ficou conhecido como "O Apóstulo do Triângulo Mineiro" ou " Apóstolo da Caridade", auxiliava a todos, sem destinção de classe, credo ou cor e, onde se fizesse necessário a sua presença, lá estava ele, houvesse ou não condições materiais.
- Francisco Cândido Xavier
*02/04/1910 a 30/06/2002
É o medium mais famoso e estimado, no Brasil e no exterior, e com maior tempo de atividade mediúnica. Médium de atividade ininterrupta tornou-se conhecido como o mais expressivo trabalhador da Seara Espírita nos campos da atividade mediúnica, assim como, da assistência e promoção social e espiritual do ser humano. Sua produção psicogrfica foi superior a 400 títulos, que levam consolação e conhecimentos evangélicos, científicos e filosóficos aos seus leitores.
- Frederico Figner
- Jerônimo Mendonça
- Hans, Drº
- Humberto de Campos
- Ivone de Amaral Pereira
- Joanna de Ângelis
Realiza uma experiência educativa e evangélica de grande valor, vem sendo colaboradora de Jesus nas diversas reencarnações: a última em Salvador como Sóror Joana Angélica de Jesus, tornando-se Mártir da Independência do Brasil. Na penúltima, vivida no México (1651-1695) como Sór Joanna Inés de la Cruz, foi a maior poetisa da língua hispânica. É a mentora espiritual de Divaldo Franco e através da psicografia dele é autora de mais de cinquenta obras, sendo mais da metade delas traduzidas para oito idiomas e algumas transcritas em braille.
- José Herculano Pires
- José Petitinga
*02/12/1866 a 25/03/1939
Nasceu em Amargosa, Bahia, aos 20 anos publicou seu primeiro livro de poesias. Poeta elogiado e jornalista brilhante, atuou em diversas publicações entre elas, "O Reformador", da FEB. Desafiou com sua inteligência os velhos políticos daquela época, era republicano e abolucionista. Representou um marco na história do espiritismo na Bahia. Junto com sua esposa a ex-escrava Francisca Laura, implantou a doutrina espírita em Juazeiro, Conseguiu instalar em 25 de dezembro de 1915 a União Espírita Bahiana, atual Federação Espirita do Estado da Bahia - FEEB. Deixou precioso legado de trabalho, dedicação e exemplo na seara espírita.
- Leon Denis
- Lins de Vasconcelos
- Manoel Philomeno de Miranda
- Marco Prisco
- Maria Dolores
- Meimei
- Samuel Bulamarck
- Sheylla, Irmã
- Vítor Hugo
Nenhum comentário:
Postar um comentário